Soluções integradas

Quando decidi montar meu próprio negócio, quase sete anos atrás, tinha uma ideia em mente: quero ajudar empresas em sua comunicação. Entendia que isso não poderia acontecer de forma isolada ou específica. Comunicação passa por um conjunto de ações que envolvem comunicação interna, externa, com clientes, utilizando canais e mensagens que devem ser pensados, discutidos, entendidos e acordados, antes, por todos.

Comunicação é parte crucial do sucesso de todo projeto e precisa ser vista e realizada de forma integrada. Não adianta querer isolar ou tratar por partes algo que é tão profundo e global.

Gosto de começar um projeto, por isso, avaliando a sua comunicação interna. Muitas vezes a empresa tem interesse em divulgar uma super empreitada, uma grande novidade para a imprensa, por exemplo, mas o seu próprio colaborador só fica sabendo dela pela mídia. Já vi isso acontecer algumas vezes em clientes que atendi e, quase sempre, esse mesmo colaborador relatava a incoerência entre o que era divulgado e o que era praticado da “porta para dentro”.

Por isso gosto tanto de avaliar a comunicação sob o ponto de vista de quem está dentro e de quem está fora. Especialmente em tempos em que todos são potenciais porta-vozes, é preciso olhar para todos os lados. Isso inclui e começa pela sua equipe interna. Se ela não se sente parte, inevitavelmente o seu projeto não se sustentará quando for anunciado da porta para fora. Porque provavelmente quem fará ele acontecer e quem precisa acreditar nele, antes, é justamente a equipe envolvida.

Pensar em soluções integradas, por tudo isso, é pensar sempre fora da caixa – porém incluindo tudo o que está dentro da caixa. É ter criatividade para utilizar recursos e ferramentas que aumentem a visibilidade de um negócio, mas é antes olhar para o modo como esse negócio está indo, dentro. É ver o conjunto, a unidade, o todo.

 

E aí na sua empresa, como está a comunicação interna? As novidades são anunciadas, antes, para o seu colaborador?

Conta para mim o que você acha que poderia melhorar/ mudar e vamos conversar mais sobre comunicação interna?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos "cookies" para lhe dar a melhor experiência on-line. Ao concordar, você aceita a utilização de cookies de acordo com nossa política de privacidade.